sábado, 28 de setembro de 2013

Bolo de Fuba de Mandioca

Adoro este tempo, chamem-me maluca mas este é o meu elemento e embora ainda não esteja exactamente como gosto, FRIO, já dá para sentir aquela ansiedade boa de que ele estará a chegar. A chuva, embora por vezes me chateie (principalmente quando tenho de andar na rua), neste momento é muito bem vinda.
Com o tempo assim farrusco lá fora, a pipoquita mais velha adoentada e os preparativos para voltar ao trabalho a 100% nada como ligar o forno e fazer um bolo para, quem sabe, acompanhar mais logo com um chá.
Este é mais um daqueles bolos que estava na minha lista de "receita a fazer". N'outro dia enquanto andava às compras lá vi um pacotinho que dizia FUBA, peguei e andei, nem olhei direito (e para dizer a verdade nem torto... não olhei!) para o resto das letrinhas que vinha no pacote. Só hoje, quando me preparava para fazer o bolo é que ao ler vi que este Fuba era de mandioca e não de milho.
Mas não interessa, é para experimentar portanto toca a correr riscos ;)



Receita:

* 3 Ovos
* 400ml Leite
* 200ml Óleo
* 300g Açúcar
* 250g Farinha Trigo
* 250g Farinha de Fuba de Mandioca
* 2 c. chá Fermento




Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num processador de comida (liquidificador ou outro) colocar os ovos, o leite, o óleo e o açúcar, bater bem até ficar bem misturado e homógeneo.



Misturar as farinhas e o fermento e  com cuidado ir juntando á mistura anterior. (a massa fica espessa).



Colocar numa forma de buraco untada e polvilhada com farinha e levar ao forno cerca de 40 min.
Verificar se está cozido, desenformar e deixar arrefecer.



Bom Apetite!!

5 comentários:

  1. Este tempo pede bolos!
    E um bolinho acabado de fazer é das melhores coisas :)
    Nunca provei fuba de mandioca, mas deve ficar bem.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca experimentei fubá de mandioca, mas este teu bolo ficou lindo e mesmo apetitoso!
    Eu também gosto de frio. Não gosto de chuva, embora ela seja muito necessária, claro, mas vivendo no País da chuva, já estou fartinha dela...
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei farinha de mandioca mas, o teu bolinho ficou bem fofinho. Deve ser muito bom :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  4. Hmmm, deve ser bom! So uso fubá de mandioca para fazer farofa à brasileira. Tenho de experimentar este bolo!

    ResponderEliminar
  5. Estou encantada com o blog! Estou a explorar o que por aqui há e a cada receita que passa, fico mais empolgada!
    Fantásticas receitas, brilhantes apresentações... e sempre generosos textos! :)
    Vou voltar... :)

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs