quinta-feira, 12 de março de 2015

Bolo Lêvedo

Chamam-lhe bolo mas também lhe podem chamar pão, dizem ser dos Açores mais propriamente típico da Ilha de São Miguel e eu acredito.
O que sei é que gosto mesmo deste pão/bolo e não sosseguei enquanto não arranjei a receita. A receita veio daqui ,não sei se é a mais tradicional mas que ficaram bons , ficaram ;)





A receita (começar no dia anterior):

* 1 kg Farinha
* 300g Açúcar
* 4 Ovos
* 500ml Leite
* 3 c. sopa Margarina (usei Planta)
* 1 c. chá Sal
* 1 c. sopa Fermento padeiro (coloquei um quadradinho de 25g)



Numa tigela colocar os secos todos, fazer uma cova no meio.
Derreter a margarinaa , deixar arrefecer até ficar morna.
Aquecer o leite até ficar morno, desfazer o fermento no leite.
Colocar o leite, a manteiga e os ovos na cova dos secos e misturar tudo muito bem.
Deixar fermentar durante a noite.






 No dia a seguir, pegar em pequenas porções de massa (tamanho de 1 laranja) e fazer bolas, colocar numa superficie polvilhada de farinha e deixar levedar novamente (minímo 2 horas).

Aquecer uma frigideira antiaderente  e colocar as bolas a cozinhar em lume brando achantando-as ligeiramente.

Comer quentinhas com o que apetecer!





  Bom apetite!!

Dicas:

* se não tiver frigideira antiaderente usar uma normal polvilhada com farinha.

* para ajudar a cozinhar pode sempre tapar a frigideira com uma tampa antisalpicos.

* quando este pão começar a ficar "velho" dá umas deliciosas torradas.

4 comentários:

  1. tenho que experimentar isso para rechear com algum docinho deve ser uma maravilha :D, isto já sou eu a ser guloso demais


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá carina,
    Amei esta receita e levo-a comigo, pois adoro este tipo de pão/bolo e acho que deve dar um pão de hamburguer fenomenal!!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Tem um óptimo aspecto e eu sou louquinha por pão.
    É excelente para a minha filhota levar como lanche para a escola.
    Vou guardar e obrigada pela partilha 😉
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs